Foto notícia - Bioimpedanciometria: Exame essencial para o controle de peso

Bioimpedanciometria: Exame essencial para o controle de peso

Como medir se um programa para perda de peso está dando certo? Será que só o peso perdido indicado na balança e o índice de massa corpórea (IMC, que é o peso/altura²) são suficientes? E aquele paciente que está treinando para ganhar massa muscular, de que forma podemos ver sua evolução?

Para isso utilizamos os métodos de análise de composição corporal, dentre eles um dos mais populares é a bioimpedanciomentria. Através deste equipamento, medimos a resistência que diferentes partes do corpo tem a passagem de uma corrente elétrica de baixa voltagem.

De maneira bem simples, quanto mais massa gorda uma pessoa possui, maior a resistência a passagem desta corrente elétrica. Alguém que perde peso e, ao mesmo tempo diminui sua resistência elétrica, provavelmente está eliminando massa gorda e vice-versa.
Assim, o aparelho √© capaz de calcular alguns par√Ęmetros como massa gorda, percentual de gordura corporal, massa magra e, dentro deste compartimento, a massa muscular, al√©m de estimar a taxa metab√≥lica em repouso ou basal.

Acompanhar a evolu√ß√£o desses indicadores √© de extrema utilidade. Ele responde a perguntas importantes como, por exemplo, se um paciente que perdeu pouco peso entre uma consulta e outra foi porque seu tratamento estagnou ou por estar ganhando massa muscular na mesma propor√ß√£o que est√° perdendo massa gorda, o que seria bom neste √ļltimo caso.

Serve também para avaliar se uma pessoa com um IMC normal é realmente saudável ou apresenta um percentual de gordura aumentado e não percebido, acompanhar o progresso de exercícios de musculação, entre outros.

Importante ressaltar que nem todos os equipamentos dispon√≠veis trazem informa√ß√Ķes confi√°veis e √© necess√°rio alguns cuidados antes de realizar esse exame, como estar em jejum por pelo menos 4 horas, evitar medir no per√≠odo menstrual, retirar objetos met√°licos etc.

Na √Ārium Sa√ļde dispomos de aparelho de bioimpedanciometria de alta precis√£o para um melhor acompanhamento dos pacientes em diferentes situa√ß√Ķes. Agende sua consulta.

Gostou do nosso material?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente
no seu e-mail, assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!

    Siga-nos nas redes sociais