Acne é a doença dermatológica mais comum na adolescência, mas que pode persistir ou mesmo ressurgir durante a vida adulta. É mais comum em mulheres e pode trazer verdadeiros transtornos à autoestima da pessoa.
Algumas desordens hormonais como a Síndrome dos Ovários Policísticos e o uso de esteroides anabolizantes contendo testosterona são causas bastante conhecidas de acnes em adultos.
Já certos alimentos, como o chocolate, são antigos suspeitos de serem causadores de acnes, mas os trabalhos científicos sempre tiveram dificuldade de comprovar essa ligação.
Entretanto, um grande estudo populacional conduzido na França (NutriNet-Santé) publicado no mês passado na revista médica JAMA mostrou que sim, alguns alimentos podem estar mais relacionados ao aumento de acnes em adultos, entre eles:
- Alimentos gordurosos e açucarados como bolos, pudins, tortas, mousses, inclusive o chocolate, entre outros;
- Bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos artificiais;
- Leite, principalmente achocolatado (de novo!).
Outros alimentos, por outro lado, não mostraram relação com surgimento de acnes, tais como verduras, frutas, carnes magras, carboidratos integrais e chocolates mais amargos.
A hipótese é a de que os alimentos açucarados e gordurosos induzem ao aumento de hormônios como o IGF-1, a insulina e a testosterona, que por sua vez estimulam a produção de sebo e proliferação de células inflamatórias na pele, que combinadas levarão a formação das famosas pústulas características das acnes.
Consulte sempre um especialista em dermatologia, endocrinologia e um nutricionista para checar os possíveis causadores da acne na vida adulta e orientar uma dieta mais equilibrada.