Foto notícia - Existe obeso fitness e saudável?

Existe obeso fitness e saudável?

blank

Essa pergunta não deveria ser polêmica, mas se tornou no mundo de hoje em que pessoas confundem necessidade de autoafirmação com problema de saúde. Falei sobre isso em um post chamado “Obesidade não é uma questão de estética nem de empoderamento”.

Mas ainda existia algo em aberto, o paciente acima do peso, que faz atividades físicas e tem seus exames aparentemente normais. Poderia ser considerado saudável e conviver com seus quilos extras sem medo ou culpa?

Foi o que um estudo publicado na semana passada na revista European Journal of Preventive Cardiology, tentou analisar. Foram observadas mais de 500.000 pessoas que foram divididas em 3 grupos de peso: normal, sobrepeso e obesos e em 3 grupos de atividades físicas: sedentários, pouco ativos e fisicamente ativos.

Fazer atividades físicas para pessoas com obesidade ou sobrepeso em qualquer intensidade se relacionou a menor risco de diabetes, hipertensão e colesterol elevado, fatores de risco cardiovasculares já conhecidos, se comparados àqueles que estão acima do peso e são sedentários. Até aí sem novidades.

Porém, quando esses mesmos indivíduos eram comparados com outros de peso normal, sendo todos fisicamente ativos, o que se viu foi que o risco de hipertensão foi 2x maior nos portadores de sobrepeso e 5x maior entre os obesos. Já o aumento de colesterol foi 1,6x maior naqueles com sobrepeso e 2x maior nos obesos e diabetes foi 1,3x maior no grupo com sobrepeso e 3,6x maior entre obesos.

Em resumo, você pode ter obesidade ou sobrepeso e ser fitness, isso reduzirá seu risco cardiovascular, mas dificilmente será tão bom quanto um indivíduo de peso normal e igualmente fitness.

Sem contar outros problemas relacionados a obesidade que não comentamos, como dores articulares, refluxo gastroesofágico, câncer etc.

Óbvio que há pessoas com peso normal e uma condição clínica pior do que muitos obesos, mas em se tratando de saúde como um todo, não basta apenas se exercitar, é preciso perder peso para que se consiga o máximo benefício.

Gostou do nosso material?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente
no seu e-mail, assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!

    Siga-nos nas redes sociais