Foto notícia - RYBELSUS – UM NOVO TRATAMENTO PARA DIABETES TIPO II E PROMESSA PARA OBESIDADE

RYBELSUS – UM NOVO TRATAMENTO PARA DIABETES TIPO II E PROMESSA PARA OBESIDADE

No final de março chegou ao Brasil mais um medicamento para o combate ao diabetes tipo II, o Rybelsus, com uma proposta ambiciosa: tornar-se a medicação oral mais potente do mercado para controle da glicemia.

Isso significa que pessoas com diabetes de difícil controle que necessitariam de injetáveis, como a insulina, passam a ter uma maior chance de melhorar suas taxas apenas com comprimidos, o que é muito mais conveniente e indolor!

A queda de hemoglobina glicada demonstrada em estudos foi em média de 1,5 ponto percentual, podendo chegar a até 2,5 naqueles cuja hemoglobina glicada inicial estava acima de 9%. Um excelente resultado!

Rybelsus é o nome comercial da semaglutida, um análogo do GLP-1, que é um hormônio produzido no intestino que melhora muito a secreção de insulina do pâncreas, além de outros efeitos adicionais, como perda de peso.

Talvez para muitos o nome semaglutida soe familiar, e é mesmo, pois é o mesmo princípio-ativo de um injetável bastante conhecido, o Ozempic, que além ser prescrito para diabéticos é muito utilizado para tratar obesidade.

Então Rybelsus seria o Ozempic oral? A resposta é sim e não.

Apesar do mesmo princípio-ativo, por serem administrados por vias diferentes apresentam efeitos farmacológicos distintos e, por isso, não chegam a ser iguais.

Por exemplo, sabemos que no tratamento do diabetes eles tem uma eficácia semelhante, mas o oral parece não ter a mesma potência para perda de peso na comparação em suas doses máximas, embora ainda não exista um estudo comparando-as diretamente.

Já o estudo PIONEER 4 mostrou que a perda de peso é comparável a da liraglutida (Saxenda ou Victoza) na dose de 1,8 mg (média de 5 kg), o que ainda assim é bem interessante.

De qualquer forma, Rybelsus ainda não foi aprovado para obesidade, além de ser um medicamento caro. Em termos de custo-benefício, vejo ele como uma ótima opção para diabéticos que estejam acima do peso, potente, promove alta proteção cardiovascular e renal e dispensa injeções.

Gostou do nosso material?

Continue acompanhando nossos lançamentos semanais, recebendo avisos diretamente
no seu e-mail, assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais para ficar ligado!

    Siga-nos nas redes sociais