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Saiba mais sobre a creatina

A creatina √© classificada como um suplemento alimentar, de uso regulamentado e est√° entre as subst√Ęncias ergog√™nicas mais vendidas no mundo.

Seu papel fundamental √© fornecer energia para atividades de curta dura√ß√£o, como em levantamento de peso e corridas de sprint. Atrav√©s de seu metab√≥lito fosfocreatina, ele fornece f√≥sforo para transformar a mol√©cula de ADP em ATP. Esse, por sua vez, libera energia para contra√ß√£o r√°pida e de alta intensidade para os m√ļsculos.

Simplificando, √© como se a creatina ‚Äúrecarregasse as nossas baterias‚ÄĚ, o ADP seria a bateria descarregada e o ATP carregada. Com mais energia √† disposi√ß√£o, conseguimos fazer treinos mais longos e intensos e o m√ļsculo demora mais tempo para entrar em fadiga. Como resultado, h√° um maior ganho de massa muscular associado ao treino e melhora do desempenho f√≠sico, mais notado em provas de curta dura√ß√£o que exigem explos√£o.

Mas a creatina n√£o serve somente para os praticantes de atividades f√≠sicas, ela pode ser muito √ļtil no contexto cl√≠nico de diversas doen√ßas que levam a perda de massa muscular, como em idosos, pacientes acamados por sequelas de doen√ßas neurol√≥gicas ou que est√£o em recupera√ß√£o de estados de interna√ß√£o prolongada, como ap√≥s COVID-19, por exemplo.

Importante ressaltar que estudos de longo prazo não demostraram que a creatina seja prejudicial ao funcionamento dos rins, mas seu uso deve ser feito em intervalos de no máximo 3 meses consecutivos, pois seu uso prolongado pode inibir a formação de ATP pelo próprio organismo.

Antes de iniciar seu uso, consulte seu médico e nutricionista. São necessários exames laboratoriais, principalmente de função renal e fígado, para se certificar de que o paciente está apto a utilizar creatina, bem como é necessário um acompanhamento profissional ao longo do tratamento.

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